Transporte de Animais Aeroporto de Guarulhos

Dicas e regras para o transporte de animais de estimação em voos do Aeroporto Internacional de Guarulhos | Cumbica GRU – São Paulo.

Para muitas pessoas, o gato ou cachorro é como um integrante da família, e por isso, existe também a preocupação quanto o conforto e a segurança deles na hora de viajar. Diversas companhias aéreas permitem que você leve o seu pet na cabine ou no compartimento de carga do avião, desde que haja disponibilidade. Mas, existem algumas condições, fique por dentro:

  • Agende com antecedência uma consulta com o veterinário a fim de obter os documentos exigidos para apresentação antes da viagem;
  • Cada pessoa pode levar 1 cachorro ou 1 gato na cabine;
  • Se você tiver mais de um animal, ele deverá ser transportado apenas no compartimento de cargas.
    O animal deve ter mais de 8 semanas de idade;
  • Cães-guia e animais de assistência emocional podem ir na cabine do avião sem custo adicional, desde que a documentação médica seja apresentada;
  • Acostume o seu animal com a caixa de transporte pelo menos uns 15 dias antes da viagem, dessa forma ele não se sentirá tão incomodado;
  • Às vésperas da viagem, dê banho e apare as unhas do seu animal, além disso, ofereça apenas alimentos leves no dia do embarque;
  • Identifique o seu pet e também a sua caixa de transporte;

 

Restrições para transporte de animais no Aeroporto de Guarulhos

  • Crianças com menos 12 anos que viajam desacompanhadas ou passageiros que carregam POC não podem transportar animais domésticos na cabine;
  • Existem alguns destinos no qual é proibido levar animais, confira previamente;
  • Algumas companhias aéreas não efetuam transporte de animais de focinho curto, como o pug e o Pitbull, por exemplo, verifique previamente.
  • A caixa de transporte deve permitir que o animal de um giro de 360º ao redor de si mesmo.
  • O material do piso da caixa deve ser capaz de conter urina ou fezes.
  • Em viagens internacionais, é obrigatório apresentar também o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI);

São exigidos alguns documentos para garantir que será seguro para passageiros e animal que ele embarque. Todos eles devem ser emitidos por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa de origem do animal.

No caso de viagens nacionais, a Anac exige que seja apresentada carteira de vacinação atualizada, onde estejam comprovadas as vacinas múltipla e antirrábica, além de tratamento com vermífugo. Para viagem internacional, é obrigatório apresentar também o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). Para obtê-lo, é necessário agendar uma consulta com médico veterinário do Ministério da Agricultura, que se encontra em aeroportos internacionais. Atenção à validade das vacinas: a antirrábica deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e sua validade é de um ano. Caso o animal seja silvestre, é necessária, ainda, autorização emitida pelo IBAMA para transportá-lo.

É importante também consultar as exigências do país de destino e providenciar outros documentos, se necessário. Algumas companhias aéreas exigem outros documentos também, como Certificado Sanitário informando que o animal está em boas condições de saúde e pode viajar. Por ter validade de 72 horas, será necessário solicitar mais um antes da volta. Algumas companhias aéreas pedem que os animais viajem sedados em trechos mais longos; consulte seu veterinário e a companhia aérea a este respeito.

CVI (Certificado Veterinário Internacional)

Programe-se para que o atendimento para solicitar o CVI ocorra entre 10 e 2 dias antes da data da viagem, de modo que imprevistos não impeçam seu animal de embarcar. Sugerimos contatar as unidades emissoras de CVI com, no mínimo, 30 dias de antecedência, uma vez que os atendimentos estão sujeitos a agendamento prévio.

Cadastrar a solicitação
Etapa destinada ao cidadão que vai abrir sua solicitação de Certificado Veterinário Internacional. Nessa etapa o cidadão deve preencher o destino para o qual ele deseja enviar o animal e as informações específicas conforme exigências do país de destino.

Documentação

Documentação em comum para todos os casos

  • Documentos que comprovem o atendimento aos requisitos sanitários específicos do país de destino
  • Carteira de vacinação do animal

Se realizado pela Web

  • CPF
  • Senha do Brasil Cidadão

Canais de Prestação

Acompanhar o processo

Após a solicitação feita pelo cidadão, o processo é destinado a um Auditor Fiscal Federal Agropecuário que é responsável por analisar a solicitação e todos os documentos obrigatórios. Esse profissional emite seu parecer informando se a solicitação está aprovada ou indicando as adequações necessárias. O Auditor pode nessa etapa devolver ao cidadão solicitando mais informações ou correções.

Receber o CVI

Após aprovação da solicitação, o Auditor Fiscal Federal Agropecuário emite o Certificado Veterinário Internacional gerando um PDF que vai ser assinado digitalmente por ele. Após emissão no sistema, o cidadão deverá imprimir o documento e apresenta-lo à Autoridade Veterinária Oficial no país de destino, o qual poderá conferir a autencidade do CVI através de um código de verificação.

Quanto tempo leva?
Em média 2 dias úteis.
Este serviço é gratuito para o cidadão.

Dicas e Regras para Transporte Aéreo de Animais Internacional

Apenas os requisitos informados oficialmente pelas autoridades sanitárias do país para onde se pretende viajar ou por meio de suas embaixadas têm validade para a emissão do CVI, uma vez que eles podem ter sido alterados sem aviso prévio. Portanto certifique-se dos requisitos sanitários de importação de animais junto ao órgão oficial no país de destino.

Exigências Específicas dos principais paises / destinos:

  • Clique na bandeira para baixar o PDF:

União Européia

Estados Unidos

Mercosul

África do Sul

Austrália

Canadá

Chile

China

Cingapura

Colômbia

Emirados

Equador

Hong Kong

Índia

Israel

Japão

México

Noruega

Nova Zelândia

Omã

Panamá

Peru

Suiça

Taiwan

Vietnã

Telefones e e-mails de atendimento Aeroporto de Guarulhos

Telefone: (11) 2445-5956 / 2445-2800 / 2445-3683
E-mail: [email protected]